domingo, 13 de junho de 2010

Doe sangue, doe vida

Hoje eu fiz uma coisa que eu venho querendo fazer a bastante tempo: Doei sangue.
Aproveitei que tinha uma campanha em Barbacena, me informei, e fui.
Fui morrendo de medo, confesso. Muita gente diz que dói. Que a pressão cai. Que quase desmaia. Que etc etc.
Nada disso! Nossa, foi super³ tranquilo. Exame de sangue dói mais (não é por causa de meu trauma. Dói mais mesmo.)
Antes da doação, há todo um procedimento. Fiz uma ficha com meus dados, olharam minha temperatura, glicose, hemáceas, pressão. Há também uma entrevista, onde eu temia ser barrada por conta de um remédio que faço uso. Mas o médico que me atendeu me explicou que meu remédio interefere só no sistema nervoso (é para o braço) e que não tinha problema. Não era fator de risco.
Depois de tudo isso, me serviram um lanche e fui para a sala de coleta. A moça me explicou que iam fazer todos os testes sorológicos (HIV, Chagas, Hepatite, etc.) e que o resultado seria enviado a mim pelo correio em aproximadamente 30 dias. Tudo dando normal, meu sangue ia ser colocado à disposição no banco. (Sou O-, o doador universal.)
Não gosto muito de ficar olhando furarem meu braço sabe, então virei a cara. Só senti uma fita crepe prendendo a agulha no meu braço. Não senti furar. Muito tranquilo MESMO.
A coleta levou cerca de 6 minutos. São retirados mais ou menos 400mL, nem 10% de todo o sangue do organismo, que rapidamente repõe isso. Tirando o formigamento na mão, que é super normal, não senti absolutamente nada. Depois disso fiquei em observação por alguns minutinhos e me deram outro lanche (tava bom!).

E resolvi descrever tudo isso acima pra incentivar a galera!!!
Você que tem mais de 18 anos, mais de 50kg, boa saúde e boa vontade, procure um hemocentro e doe também!!!

Beijos e abraços!


P.s.¹: quando eu digo que Barbacena não tá no mapa, ainda tem gente que acha ruim. Cheguei em casa 1 da manhã +- e o termômetro marcava 3ºC. TENSO.
P.s.²: Não vou falar de Copa antes da estréia do Brasil. Mas não posso deixar de mencionar o FRANGASSO do Green hoje. Coitado, deu até pena.

4 comentários:

  1. É bq eh realmente frio ,hj tv muito frio camila.e parabens pela sua iniciativa em doar!
    =**

    ResponderExcluir
  2. Legal mylla, tmb penso em fazer isso... *--*

    =*

    ResponderExcluir
  3. tudo mentira, 2 dias depois teu braço fica roxo com manchas amarelas, por causa daquelas agulhas, NUNCA FIQUE DOENTE E NUNCA TOME SORO DE 1 L, eu PROTESTO, meu braço ainda doi, dps de uma semana, mas em relação a doar sangue, eu acho uma atitude muito dá hra, pq várias pessoas precisam, então vamo lá pessoar !!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca doei sangue. Mas vou doar, nem que seja pelo lanche :D uahauahaua
    E o Green me fez rir numa manhã de sábado tensa onde eu esperava uma ligação urgentíssima. uahauha

    ResponderExcluir