segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recomendação de livro III

Eu já fiz duas recomendações de livros aqui.
"O advogado" e "O Corretor", ambos de John Grisham. Como eu disse, gostei muito do estilo do autor e comprei mais livros dele. Ao todo, são 22 livros. Eu já comprei 8, e acabei de ler meu terceiro hoje.

"Jogando por Pizza".
"Que time daria uma chance a Rick Dockery, um quarterback reserva que acaba de fazer seu time perder o título de uma das principais ligas do futebol americano? Tudo indica que chegou mesmo o fim da linha. Na Itália, porém - a terra da ópera, dos bons vinhos, carros pequenos, quejos saborosos, romances -, também se joga futebol americano, e são os poderosos Panthers, de Parma, que mostrarão a Rick que nem tudo está perdido." (Resumo retirado do livro.)

Quando fui comprar os livros e vi esse título, pensei se tratar de um escritor homônimo do John Grisham. Poderia o grande autor de densos livros de estilo policial ser também o autor de um livro esportivo? Sim, poderia.

Em "Jogando por Pizza", Grisham narra a história de Rick Dockery, um jogador profissional de futebol americano com uma carreira medíocre saltando de time para time como reserva do reserva. Ele cumpria bem seu papel no banco, até que, em uma decisão de campeonato praticamente ganha, Rick precisa entrar em campo e faz três jogadas horríveis que levam seu time a uma vergonhosa derrota.
Humilhado em todos os canais esportivos, tido como pior jogador de futebol americano da história, sua carreira chega a um beco sem saída. Ele se torna um verdadeiro desafio para seu empresário que, na busca desesperada de um time para Rick, descobre a Liga Italiana de Futebol Americano, com direito até a um Superbowl.
Assim, Rick vai parar no Parma Panthers, um pequeno time da cidade de Parma que, como todos os outros times da Itália, tinha recursos escassos e jogadores italianos amadores que não recebiam nada pra estar no time. Jogavam pela diversão e pela pizza paga pelo dono da equipe após os jogos.
A história se desenvolve de forma divertida, relatando as peculiaridades do time e de seus jogadores, o desconforto e adaptação de Rick na cultura italiana que pouco conhecia e, é claro, na descrição dos locais e das longas e deliciosas refeições italianas. (Alguns capítulos descrevem tão detalhadamente os pratos italianos que chega a dar fome.)
E aí surge a pergunta: "Não entendo nada de futebol americano. Ficarei perdido?"
De maneira alguma! Há um glossário nas páginas finais, e as descrições das partidas são tão perfeitas que mesmo eu, que não entendia um "a" de futebol americano, passei até a gostar do esporte.
O grande ápice deste livro é a honestidade do autor: é a visão da Itália contada por um americano. Ele não tenta enganar ninguém dizendo que é um mergulho na tradicional cultura italiana – mesmo porque algumas passagens parecem copiadas de um guia turístico, não de alguém que more lá.
E ah, o livro já está sendo adaptado para o cinema! (É até difícil ler sem imaginar algumas cenas!)

Enfim, é uma ótima leitura, eu recomendo!

Beijos e abraços!

5 comentários:

  1. Eu não gosto de ler, mas do jeito que voce fala, da ate vontade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. futebol americano, um esporte deveras bacana. só me pergunto porque diabos o protagonista sempre tem que ser o QUARTERBACK GALÃ, nunca põem um defensive end (nota: é um cara com a COMPLEIÇÃO FÍSICA do BOLA, que trabalhava no RATINHO, cuja função em campo é BLOCAR os corredores usando de seu vasto físico), além do que curtia assistir a NFL com a narração de IVAN ZIMMERMANN, um cara que parece o vilão daquele filme O PEST só que mais gordo, o cara é genial, altos bordões como FOGO NA BOMBA e VENENO DA NAJA, TSSSSSSS, é muito foda, se forem jogar, usem proteção. agora até o FROTA é jogador de futebol americano. acabou a MORAL do esporte. valeu.

    ResponderExcluir
  3. deve ser foda esse livro ein... :D


    beijos mylla

    ResponderExcluir
  4. Bom, "Jogando por Pizza" é uma clara alusão ao fato de as pessoas precisarem da tampa da caixa da mesma porque seus pais precisam. Quanto a isso não há dúvidas. Esse Rick Ricota aí me lembra a história do Ygor, sobretudo nessa parte: "Rick precisa entrar em campo e faz três jogadas horríveis que levam seu time a uma vergonhosa derrota." Se bem que no caso do Flu, vergonhoso mesmo era ter o Ygor no plantel.
    Com relação ao americano que fala de italianos, ele precisava conhecer as obras de Cerruti pra ser alguém mais feliz na vida.
    Como diria o Slash: "FALOOOOOOUUUUUU, VALEEUUUUUUUUU". HAUAHAUAHAUHAUA

    ResponderExcluir
  5. MANOOOOOO, me mande livros, vc tem meu endereço -QQ, eu gostaria muito de ler, ooloco, parece ser dah hra esse livro ae, dona mylla um ser mto cultoo, le bastante, eu só leio mensagens instantaneas by messenger e scrap's by orkut, just it -QQ, omg, qe orror, to de brinks é qe eu nao tenho livros para ler, se nao eu até poderia ler ! eu gosto de ler ! mas me falta tempo e vontade -Q, eu ser uma pessoa muito preguiçosa, dona mylla, cura esse meo coração desse mundo cruel e me manda um livro de auto-ajuda por gentileza -QQQ, desabafando online, algum psicologo de plantao por ai ? -Q -N,, meu senhor, já falei demais, carai, eu to com dor de cabeça, mas o livro é mto bom, eu achei divertido a historia do perna de pau, pulando de time em time ! deve ser mor legal tbm a parte de ele se adaptar a um novo ambiente e talz, booom, gostei da sua recomendação, recomendo a vc, ler Harry Pootter -QQQ, best seller mundial -QQQ, to de brinks, mas é legal, falando em HP vai streia em novembro, vamo ver ?? demogoo !!

    nussa falei demais e sua janelinha ta piscando no msn

    BEIJO ME LIGA

    ResponderExcluir