terça-feira, 14 de setembro de 2010

O REI DO TÊNIS

Fevereiro de 2005.
Eu tinha 14 anos e já era apaixonada por esportes, mas não entendia nada de tênis.
Acontecia a final do "Brasil Open de Tênis", e meu pai assistia ao jogo na tv. Eu não tinha nada pra fazer, fui assistir também.
O jogo era entre dois espanhóis: um experiente de 27 anos e um muleque de 18 anos.
O vencedor nesse dia foi o muleque de 18 anos.
O nome dele? RAFAEL NADAL.
Eu me lembro bem, logo após o jogo acabar, meu pai me disse sábias palavras: "Rafael Nadal. Guarda esse nome. A gente ainda vai ouvir falar muito dele."
(E eu confesso que, mesmo sem entender nada, eu gostei do estilo do tal tenista muleque.)

Meu pai mitou a profecia. No mesmo ano, o jovem espanhol ganhou seu primeiro Grand Slam, Roland Garros. Acumulou 42 títulos na carreira. O último deles, conquistado ontem: US OPEN.

O placar no Estádio Arthur Ashe mostrava 6/4, 5/7, 6/4 e 6/2, o fim de uma partida de altissímo nível. Rafael Nadal, espanhol x Novak Djokovic, sérvio.
Número 1 x Número 3 (até então).
Um título que faltava na carreira dos dois. E vai continuar faltando na carreira de um.
Nadal tomou logo o controle da partida, quebrando o saque do sérvio e dominando as trocar de bola.
No segundo set foi a vez de Djokovic. Mas sua boa fase não durou tanto assim. Ele perdeu o terceiro set, se abateu no último e não conseguiu - nem tentou - ameaçar mais.
Vitória de Rafael Nadal, que confirmou a posição de número 1 do mundo até pelo menos o fim do ano.
Para o sérvio, a honra de ultrapassar Roger Federer e se firmar como número 2 do mundo.
E Rafael Nadal provou que é SIM, o rei do tênis.
"Radiante" é pouco para expressar o que Nadal demonstrava em seu sorriso após a conquista.
Parabéns, Rafael Nadal! E que venham muitas conquistas por ai!

Ah, não posso deixar de falar de uma das cenas mais bonitas do pós-jogo. Para quem não sabe, os rivais em quadra na decisão são melhores amigos. E logo após a última bola ser mandada para fora, Nadal desabou no chão igual faz em toda conquista e Djokovic fez questão de ir até a quadra do espanhol e lhe dar um longo abraço. Mostrou que sabe perder, não perdeu o bom humor e ainda deve estar zoando o Nadal por ai exatamente agora. (Ele faz desde imitações do Nadal na quadra até uma paródia do clipe da Shakira que Nadal participa - Djokovic interpreta a Shakira.) Segue a foto desse momento:

Fãs de Roger Federer: Eu admiro muito Federer, assim como vocês deveriam admirar o Nadal.
Se você quiser fazer uma comparação, o site do US Open fez uma tabela colocando lado a lado números do espanhol e do suíço, quando este tinha 24 anos, três meses e dez dias, mesma idade do espanhol.
http://www.usopen.org/en_US/news/articles/2010-09-13/201009131284404343670.html

Por hoje é SÓ. Obrigado pela atenção!
Beijos e boa noite!

5 comentários:

  1. Smpre acompanho suas narrativas sobre o tênis. Esporte que me agrada muito mas conefsso estar por fora atualmente. Mas com certeza aprecio os dos... Federer e Nadal. Tenho saudades da época em que jogava.
    Até mais, Camila.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente acho que vc será comentarista de tênis! Vc é ótima pra falar disso! Por mais que goste de futebol, seus melhores textos são os de tênis! Mesmo eu não sabendo muita coisa sobre esse esporte, achei o texto sensacional! Muito bom meesmo!
    Beijãão!

    ResponderExcluir
  3. nao assisto tenis, mas esse cara eh foda

    otimo texto gezuiz :D

    =**

    ResponderExcluir
  4. porra, rei do tênis de verdade era o MASTER, aquele CHEFÃO do VIRTUA TENNIS que mais parecia um dublê do EDDIE MURPHY com uma raquete na mão. aliás, muito joguei isso aí naquele fliperama PORCÃO que tinha na 13 de Maio, era a ficha mais cara ainda por cima, 50 centavos, e eu só tomava coça quando chegava na quadra de grama (escolhendo o KAFELNIKOV).

    no mais, parabéns ao rapaz aí.

    ResponderExcluir
  5. Viva Philipoussis! (Ou Felipoças, na tradução Bradesquiana da minha infancia)...

    ResponderExcluir